Correr na passadeira VS. correr ao ar livre – O que é melhor?
15-05-2012 16:24
É uma escolha que há muito faz parte da nossa vida. Na hora de caminhar ou correr, qual o terreno mais adequado? Nada como conhecer as vantagens e as desvantagens tanto de correr na passadeira como de correr ao ar livre.
A passadeira é muito menos exigente do que a estrada. Talvez seja por isso que os verdadeiros amantes do atletismo e da boa forma física prefiram correr ao ar livre. Até porque as calorias gastas associadas aos treinos fora do ginásio são significativamente maiores.
Mas sabia que há atletas que se preparam para maratonas recorrendo muito às passadeiras de ginásio? Isso deve-se ao facto de a passadeira amortecer e absorver a pressão efectuada pelo movimento do atleta, ao passo que o asfalto já requer alguns cuidados especiais, tais como a escolha das sapatilhas para prevenir as tradicionais lesões a nível dos joelhos e tornozelos.
Ambas as superfícies têm os seus prós e contras, pelo que a melhor opção é aquela onde se sentir mais cómodo e seguro de si. A grande diferença reside no facto de que ao correr na rua está em contacto directo com os elementos da natureza e o tipo de piso permite manter um ritmo rápido e certo, ao passo que ao correr na passadeira tem ao dispor uma série de informações como a distância, a velocidade, as pulsações e outros dados. Sem esquecer que é sempre uma boa opção para o treino naqueles dias mais chuvosos ou muito frios.
Um estudo publicado em 2008 no Medicine & Science in Sports & Exercise mostrou que a cinética de correr na passadeira e ao ar livre é muito semelhante. O padrão de corrida na passadeira é diferente do que o do ar livre (forma de pousar o pé, por exemplo), mas os atletas conseguem facilmente adaptar-se a essas mudanças, descobriu o estudo [*1].
Atenção aos dados: 1,5 são os graus necessários de inclinação da passadeira para simular a dificuldade de correr ao ar livre.
Vantagens da passadeira: Segurança a qualquer hora do dia. Ausência de flutuações de temperatura. A superfície é mais aconselhável para as articulações.
Vantagens de correr ao ar livre: Os pulmões recebem mais ar. O esforço exigido é maior. Existe um maior gasto calórico.
———
Voltar